Temas/Submissão

O "II Encontro Internacional Formação para a Docência" apresenta os seguintes objetivos:

  • Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores;
  • Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência;
  • Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos;
  • Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições;
  • Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento.

O Encontro está estruturado em quatro grandes eixos temáticos:

Eixo temático 1: Currículo e formação de educadores e professores

Este eixo temático integra as questões do currículo, da inovação curricular e as novas perspetivas curriculares no âmbito da formação inicial ou continuada de educadores e professores, incluindo a discussão de modelos e processos curriculares de diferente natureza e de trabalhos ou propostas de formação de educadores e professores, nos diversos contextos.

Eixo temático 2: Didática e formação de educadores e professores

Este eixo temático integra aspetos dos diferentes saberes disciplinares em contexto escolar, abarcando a reflexão sobre os contributos da didática na formação de educadores e professores para uma construção progressiva de formas de compreender e agir conscientemente em situações educativas.

Eixo temático 3: Práticas educativas e supervisão pedagógica

Este eixo temático integra o desenvolvimento de práticas de formação de educadores e professores nas escolas, compreendendo a problematização dos papéis a desempenhar pelos diversos intervenientes, numa perspetiva de trabalho colaborativo e da construção de uma identidade profissional consciente, empenhada e responsável.

Eixo temático 4: Formação docente e educação para o desenvolvimento

Este eixo temático integra aspetos formativos do ensino e da aprendizagem relacionados com a promoção de uma cidadania global responsável, abrangendo a discussão de projetos e práticas educativas potenciadoras de uma educação para o desenvolvimento.

Thematic Sections/Submission

The "II International Conference on Teacher Education" presents the following objectives:

  • To discuss, within the framework of the Bologna process, the curriculum structures of educators and teachers training;
  • To discuss innovative didactic proposals within the framework of training for teaching;
  • To reflect on training practices in different contexts;
  • To analyse the contribution of training in the dynamisation of the institutions;
  • To gather a deep insight about the communication between the various actors in training in a perspective of education for development.

The Conference is structured into four main research topics:

Research Topic 1: Curriculum and training of educators and teachers

This research topic integrates issues of curriculum, curricular innovation and new curricular perspectives in the context of the initial or continuous training of educators and teachers, including the discussion of curriculum models and processes of different nature and of works or proposals for the training of educators and teachers, in different contexts.

Research Topic 2: Teaching and training of educators and teachers

This research topic integrates aspects of different disciplinary knowledge in school context, covering the reflection on the contributions of teaching in the training of educators and teachers for a gradual construction of ways to understand and act consciously in educational situations.

Research Topic 3: Educational practices and pedagogical supervision

This research topic integrates the development of training practices of educators and teachers in schools, comprising the problematisation of the roles to be played by the various actors, in a perspective of collaborative work and the construction of a mindful, committed and responsible professional identity.

Research Topic 4: Teacher education and development education

This research topic integrates formative aspects of teaching and learning related to the promotion of a responsible global citizenship, including the discussion of possible projects and educational practices of education for development.