Programa | Program

O programa das sessões paralelas encontra-se já disponível. Pode ser descarregado aqui.

  Dia 4 de março de 2016   4th of March, 2016
14:30 Receção e entrega de documentação   Registration
15:00 Sessão de abertura   Welcome speech
15:30 Conferência Plenária: Uma reflexão acerca da necessidade de repensar a formação de professores
Professor Doutor Domingos Fernandes – Universidade de Lisboa
(Moderadora – Maria Angelina Sanches)
  Keynote I: A reflexion concerning the need to rethink teacher training
Professor Doutor Domingos Fernandes– University of Lisbon
(Chair – Maria Angelina Sanches)
16:30 Pausa para café   Coffee break
17:00 Sessões paralelas I   Parallel session I
20:00 Jantar social (20 euros)   Social diner (20 euros)
  Dia 5 de março de 2016   5th of March, 2016
9:30 Mesa redonda: Formar Professores no Século XXI - Práticas, Perspetivas e Desafios.
Vitor Hugo Manzke, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Brasil
María Dolores Alonso-Cortés, Universidad de Léon, Espanha
Carlos Teixeira, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
(Moderador – Cristina Mesquita)
  Plenary session I: Teacher Training in the 21st Century - Practices, Perspectives and Challenges.
Vitor Hugo Manzke, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Brasil
María Dolores Alonso-Cortés, University of Léon, Spain
Carlos Teixeira, Polytechnic Institute of Bragança, Portugal
(Chair – Cristina Mesquita)
11:00 Pausa para café   Coffee break
11:30 Sessões paralelas II   Parallel session II
13:00 Almoço (restaurante alternativo do IPB)   Lunch (alternative IPB restaurant)
14:30 Sessões paralelas III   Parallel session III
16:00 Pausa para café   Coffee break
16:30 Conferência Plenária: La formación del profesorado: cuestiones perdurables en escenarios de incertidumbre
Professora Doutora Lourdes Montero Mesa – Universidade de Santiago de Compostela
(Moderador – Manuel Vara Pires)
  Keynote II: Teacher training: enduring issues in scenarios of uncertainty
Professora Doutora Lourdes Montero Mesa – University of Santiago de Compostela
(Chair – Manuel Vara Pires)
18:00 Sessão de encerramento   Closing session

Domingos Fernandes

Professor Doutor Domingos Fernandes

O Professor Domingos Fernandes é Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde exerce a sua atividade profissional, lecionando e coordenando os cursos de pós-graduação no domínio da Avaliação.

É Doutor em Educação pela Texas A&M University, Estados Unidos da América, desde 1988. É Mestre em Educação pela Boston University, Estados Unidos da América, desde 1985. É Licenciado em Matemática Educacional pela Universidade de Lisboa, desde 1980.

É investigador na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação da Universidade de Lisboa onde é coordenador do grupo de Avaliação Educacional. Tem lecionado em cursos de pós-graduação de várias universidades portuguesas e estrangeiras em domínios como a avaliação educacional, o desenvolvimento curricular ou a formação de professores. Tem sido responsável científico de vários projetos de investigação e de estudos de avaliação financiados por concursos públicos nacionais.

É autor de livros, relatórios e de dezenas de artigos em diferentes domínios da avaliação e da educação publicados em Portugal e no estrangeiro. Tem assumido funções de consultor de diversas instituições nacionais e internacionais de educação e formação nos domínios da avaliação, do desenvolvimento curricular, da formação de professores e da sua organização e funcionamento pedagógico, com destaque para missões especializadas e de consultoria junto do Banco Mundial (Brasil), do Conselho da Europa (França e Polónia) e do Bureau International de l’Éducation da UNESCO (Suíça).

Professor Domingos Fernandes is a Full Professor at the Institute of Education of the University of Lisbon, where he also teaches and coordinates the postgraduate courses in the field of Assessment and Classification.

Domingos Fernandes received his PhD degree in Education by the Texas A&M University, United States of America in 1988 and his MSc in Education by Boston University in 1985. He graduated in Mathematics Education in 1980, at the University of Lisbon.

He is a researcher at the Research and Development in Education and Training Unit of the University of Lisbon, where he also coordinates the Group of Educational Assessment. He teaches graduate courses in several Portuguese and foreign universities, in areas such as education, curricular development assessment and teacher training. He has been responsible for several research projects and assessment studies funded by the national scientific agency.

He is the author of several books, scientific reports and dozens of articles in different domains of the assessment and evaluation in national and international publications.

Domingos Fernandes has been assuming the role of consultant in several national and international institutions of education and teacher training and other organizations in the field of evaluation and assessment, curriculum development, pedagogical supervision and organisation, such as the World Bank (Brazil), the Council of Europe (France and Poland) and the Bureau International de l'Éducation of UNESCO (Switzerland).

 

Lourdes Montero Mesa

Professora Doutora Lourdes Montero Mesa

A Professora Lourdes Montero Mesa é Professora Catedrática Emérita da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, desde outubro de 2015. Até esta data, exerceu a sua atividade profissional como Professora Catedrática no Departamento de Didáctica y Organización Escolar da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, lecionando e coordenando cursos de pós-graduação no domínio da Didática e da Formação de Professores.

É Doutora em Filosofía e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, desde 1985, com a tese doutoral intitulada “Alternativas de futuro para el perfeccionamiento y especialización del profesorado de EGB” (Premio Extraordinario de Doctorado). É Licenciada em Filosofía e Letras – Secção de Pedagogia pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, desde 1971.

É investigadora da Universidade de Santiago, com destaque para a atividade desenvolvida no Grupo de Investigação Stellae, que criou e coordenou. Tem coordenado e lecionado em cursos de pós-graduação em diversas instituições. Tem coordenado e participado em diferentes projetos envolvendo universidades europeias e sul-americanas (e.g., Red Europea INFOR, REUNI+D, RINEF-CISOC, UNISIC) em domínios como a formação de professores, o conhecimento e o desenvolvimento profissionais do professor ou a integração das TIC em ambiente educacional.

É autora de diversos livros e de inúmeros artigos científicos em revistas editadas em Espanha e fora do espaço espanhol, particularmente em Portugal.

Tem assumido funções de membro ou consultora em diversas instituições de educação, nomeadamente, no Consello Escolar de Galicia e na Comisión Asesora del Ministerio de Ciencia e Innovación de España.

Professor Lourdes Montero Mesa is a Full Professor Emeritus at the University of Santiago Compostela, Spain, since October 2015. Until then, she performed her professional activity as a Full Professor at the Department of Didactics and School Organization of the University of Santiago of Compostela, Spain, where she also teaches. She was also the coordinator of graduate programs in the field of Didactics and Teacher Training.

She got her PhD in Philosophy and Educational Sciences at the University of Santiago de Compostela in 1985, with the doctoral thesis entitled "Alternativas de futuro para el perfeccionamiento y especializatión del professorado de EGB” (Extraordinary Award of Doctorate). She graduated in Philosophy and Humanities – Section of Pedagogy in the University Complutense in Madrid, Spain, in 1971.

Lourdes Montero Mesa is a researcher at the University of Santiago of Compostela, with emphasis on the activity developed in the Research Group Stellae, that she created and also coordinates. She has been coordinating and teaching in several graduate courses in different institutions and she has been participating in different projects involving European and South American universities (e.g., Red Europea INFOR, REUNID, RINEF-CERTIFCATION, UNISIC) in areas such as teacher training, knowledge and professional development and Integration of Information and Communication Technology (ICT) in educational environments.

She is author of several books and scientific papers edited in national (Spain) and international journals.

Lourdes Mesa is also consultant in several educational institutions, namely, in the School Board of Galicia and in the Commission Advises of the Ministry of Science and Innovation of Spain.

 

Professor Vitor Hugo Manzke

É graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas/Universidade Católica de Pelotas (1985); Mestre em Educação em Ciências/Universidade Federal de Santa Catarina (1999); Doutorado em Ciências Biológicas-Biologia Animal, e Pós-Doutorado em Didática das Ciências Experimentais, pela Universidade de León/Espanha (2005 e 2010, respectivamente). Foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas/UFPel e Coordenador Nacional da Área de Meio Ambiente no Fórum de Pró-Reitores/FORPROEX. Foi Coordenador do Curso de Gestão em Meio Ambiente e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É docente Titular do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/Campus Visconde da Graça -- IFSul/CaVG, onde foi Diretor do Campus. É Consultor ad hoc de Programas da Fundação CAPES (PIBID/LIFE/PLI). Tem experiência na docência internacional colaborando nos cursos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de León/Espanha, na Escola Superior Educação do Instituto Politécnico de Bragança-IPB/Portugal e na Universidade de Concepción/Chile. Até 2015 representou o Programa de Apoyo al Sector Educativo del MERCOSUL/PASEM, ligado ao Ministério de Educação do MERCOSUL - Buenos Aires/Argentina, para assuntos de Formação Continuada de Professores, no âmbito brasileiro. Publicou livros e artigos na área de ensino e aprendizagem. Atualmente dedica-se ao Ensino de Biologia e Formação de Professores. Suas áreas preferencias de pesquisa são: Didática das Ciências Experimentais, Ensino-Aprendizagem em Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores e Popularização das Ciências. Coordena o Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática – PRONECIM, que atua em mais de cem municípios da região de abrangência. É Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologias da Educação - PPGCITED, onde atua, também, como professor nas disciplinas de Didáticas das Ciências Experimentais, Ensino Aprendizagem e Ensino Através de Projetos.

Professora María Dolores Alonso-Cortés

Es Profesora del área de Didáctica de la Lengua y la Literatura del departamento de Filología Hispánica y Clásica de la Universidad de León (España).
Su labor docente la desempeña fundamentalmente en el Grado en Educación Infantil y en el Grado en Educación Primaria así como en el Máster Universitario en Formación de Profesorado de Enseñanza Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanzas de Idiomas, impartiendo asignaturas relacionadas con el Aprendizaje y la Enseñanza de la Lengua Española.
Su labor investigadora la desarrolla en relación con el aprendizaje inicial de la lengua escrita, el desarrollo de la comprensión lectora y la composición escrita y con la enseñanza del español como lengua extranjera. Es miembro del Grupo de Investigación APLE (Aprendizaje de la Lengua Escrita) que ha desarrollado los proyectos: Las condiciones del aprendizaje inicial de la lengua escrita: Influencia de las prácticas vigentes en el aula y de los conocimientos previos de los alumnos (Plan Nacional de I+D+i 2004-2007, SEJ 2006/05292); Las condiciones del aprendizaje de la comprensión lectora (Plan Nacional de I+D+i, EDU2009-10321) y Las condiciones para el aprendizaje de la composición escrita (Plan Nacional de I+D+i 2008-2011, EDU2012-36577).
Desde 2009 es Vicedecana de Prácticum de la Facultad de Educación donde coordina a los distintos agentes involucrados en la formación práctica de los futuros profesores.
Es, asimismo, coordinadora del Grupo de Innovación de la Universidad de León IFAHE que realiza trabajos de investigación educativa en torno a la aplicación de los procesos de Evaluación Formativa en la Educación Superior.

Professor Carlos Teixeira

É docente do Departamento de Português da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. De si, costuma dizer que é um leitor compulsivo e apaixonado.
Em termos de formação académica, concluiu, em 1999, a licenciatura em Português – francês (ensino de) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo realizado estágio pedagógico na escola secundária Fernão de Magalhães, em Chaves. É também licenciado em Professores do Ensino Básico – Variante de Português, História e Ciências Sociais, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (2010). É mestre, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na área do ensino da língua e literatura portuguesas, tendo apresentado, em Maio de 2008, a tese “Escrever-se” e/ou “Outrar-se”: escrita e revelação em Páginas do Diário Íntimo de José Régio. Neste momento, é doutorando na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. No âmbito do Doutoramento, está a desenvolver investigação sobre a escrita diarística dentro do cânone da literatura para a infância e juventude.
Depois do estágio pedagógico (1999), foi docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde leccionou disciplinas como Literatura Portuguesa e Metodologia do Ensino do Português. É, desde 2001, docente da Escola Superior de Educação de Bragança. O seu trabalho docente tem-se orientado essencialmente para as áreas da literatura e da cultura (portuguesas) e da e Didática do Português. Orientou estágios pedagógicos na Universidade e, na ESSE, tem supervisionado a Prática Pedagógica quer das licenciaturas em Português-francês e Português-Inglês, quer dos atuais Mestrados de formação de professores.
Tem participado na formação contínua de professores, nomeadamente no âmbito do Plano Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do qual esteve envolvido na coordenação da formação nos distritos de Bragança e Vila real. Tem igualmente participado, apresentando frequentemente comunicações, em vários congressos realizados no âmbito da literatura / literatura infanto-juvenil e no âmbito do ensino do Português.
Atualmente, é membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Pré-escolar e Diretor do Curso de Língua e Cultura Portuguesa.