Programa | Programme

  Dia 3 de maio de 2019
14:00 Receção e entrega de documentação
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
15:00 Sessão de abertura
Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
15:30 Conferência Plenária
Professor Rui Trindade Universidade do Porto, Portugal
--> Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
16:30 Pausa para café
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
17:00 Sessões paralelas I
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
18:00 Sessões paralelas II
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
19:00 Apresentação de Livros
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
20:00 Jantar social
  Dia 4 de maio de 2019
9:00 Sessões paralelas III
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
10:00 Pausa para café
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
10:30 Mesa redonda
Professora Joana Brocardo Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Professor Jorge Ramos do Ó Universidade de Lisboa, Portugal
Professor Jurjo Torres Santomé Universidade da Coruña, España
(Moderador – Carlos Teixeira)
Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
12:30 Almoço (restaurante alternativo do IPB)
14:00 Sessões paralelas IV
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
15:00 Sessões paralelas V
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
16:00 Pausa para café
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
16:30 Conferência Plenária: The Cornerstones of Finnish Education system: A Presentation in INCTE Conference
Professor Juha Lahtinen – Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, Finlândia
Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
17:30 Sessão de encerramento
Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança

Programme

  3rd of May, 2019
14:00 Registration
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
15:00 Opening session
Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
15:30 Keynote I
Professor Rui Trindade, University of Porto, Portugal
--> Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
16:30 Coffee break
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
17:00 Parallel session I
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
18:00 Parallel session II
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
19:00 Book launch
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
20:00 Social dinner
  4th of May, 2019
9:00 Parallel session III
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
10:00 Coffee break
Audotório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
10:30 Plenary session
Professor Joana Brocardo Polytechnic Institute of Setúbal, Portugal
Professor Jorge Ramos do Ó University of Lisboa, Portugal
Professor Jurjo Torres Santomé University of Coruña, Spain
(Chair – Carlos Teixeira)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
12:30 Lunch (alternative IPB restaurant)
14:00 Parallel session IV
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
15:00 Parallel session V
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
16:00 Coffee break
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
16:30 Keynote II: The Cornerstones of Finnish Education system: A Presentation in INCTE Conference
Professor Juha Lahtinen - Tampere University of Applied Sciences, Finland
Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
17:30 Closing session
Auditório da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança

Rui Trindade

Professor Rui Trindade

Possui o curso de Professor do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto, a Licenciatura em Psicologia – Área do Desenvolvimento e da Educação da Crianças, bem como o Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação, obtidos na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
É Professor Auxiliar desta Faculdade e membro integrado do seu Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), tendo a sua atividade, neste âmbito, sido desenvolvida em função das seguintes problemáticas: Ensino e Inovação Pedagógica; Epistemologia e Currículo; Pedagogia do Ensino Superior e Formação de Professores.
Foi consultor do Ministério da Educação, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, é membro do Conselho de Gestão do «Centre for Educational Research and Innovation» (CERI) da OCDE e presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

 

Juha Lahtinen

Professor Juha Lahtinen

Juha Lahtinen is a Senior Senior Lecturer at TAMK - Tampere University of Applied Sciences, Finland. Guest Professor at the Luyoang Institute of Science and Technology, China.
Master of Education, Specialist Qualification in Vocational Career Counseling, Certificate in educational administration, Specialist Qualification in Leadership and management. Specialist Qualification in Product Development, Specialist in competence-based qualifications.
Project manager in education development projects (National Board of Education). Trainer in leadership and management, trainer in the field of education (Curriculum development, change, team work, activating methods). Delivering training, coaching and development programs. Organization’s team development. Delivering development training for managers, teams and management teams.


Professora Joana Brocardo

Joana Brocardo é Doutora em Educação, especialidade de Didática da Matemática (2002), pela Universidade de Lisboa. É professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e professora associada convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Foi Diretora Geral e Sub-Diretora Geral da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério de Educação e integra o Conselho Nacional de Educação, sendo coordenadora da Comissão Especializada Permanente “Necessidades e desafios educativos das crianças”.
Orienta trabalhos de mestrado, doutoramento e de pós doutoramento na área da Educação Matemática.
Participa na edição e direção de várias publicações focadas no ensino e aprendizagem da Matemática, onde se destaca o cargo de Diretora da revista Quadrante, revista de investigação em educação matemática (2012 a 2016) e da revista Educação e Matemática, revista focada no ensino e na aprendizagem da Matemática.
É autora de várias publicações nacionais e internacionais.

Jorge Ramos do Ó

Professor Jorge Ramos do Ó

Doutor em História da Educação pela Universidade de Lisboa e mestre em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Associado com agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem escrito sobre análise do discurso história da política, histórica cultural e das mentalidades, especialmente durante o período do Estado Novo, e também sobre história da educação e da pedagogia, num período mais longo e que se estende de meados do século XIX a meados de Novecentos. Orienta um seminário de pós-graduação sobre as articulações entre leitura e escrita. Integra a Comissão Científica do Doutoramento em Artes (Artes Performativas e da Imagem em Movimento) da Universidade de Lisboa e do Instituto Politécnico de Lisboa. Co-director do Doutoramento em Educação Artística oferecido pelas Universidades do Porto e de Lisboa. Editor de Sisyfus – Journal of Education.

Jurjo Torres Santomé

Professor Jurjo Torres Santomé

Catedrático de Universidad de Didáctica y Organización Escolar en la Universidade da Coruña (UDC). Coordinador del Grupo de Investigación en Innovaciones Educativas (GIE- G000260). Profesor visitante en numerosas universidades españolas, portuguesas, latinoamericanas y norteamericanas en las que participa e imparte cursos, seminarios y conferencias. Líneas de investigación principales: análisis sociopolíticos del currículum, políticas educativas, currículum integrado, currículum antidiscriminación, multiculturalismo, análisis de materiales curriculares, formación del profesorado.