Programa | Programme

  Dia 4 de maio de 2018   4th of May, 2018
14:30 Receção e entrega de documentação   Registration
15:00 Sessão de abertura   Opening session
15:30 Conferência Plenária
Professora Doutora Assunção Flores – Universidade do Minho
  Keynote I
Professor Assunção Flores – University of Minho
16:30 Pausa para café   Coffee break
17:00 Sessões paralelas I   Parallel session I
18:30 Apresentação de Livros   Book launch
20:00 Jantar social   Social dinner
  Dia 5 de maio de 2018   5th of May, 2018
9:00 Sessões paralelas II
  Parallel session II
10:30 Pausa para café   Coffee break
11:00 Mesa redonda   Plenary session
13:00 Almoço (restaurante alternativo do IPB)   Lunch (alternative IPB restaurant)
14:30 Sessões paralelas III   Parallel session III
16:00 Pausa para café   Coffee break
16:30 Conferência Plenária
Professor Doutor Juan Gavilán – Universidade de Concepcíon - Chile
  Keynote II
Professor Doutor Juan Gavilán – University of Concepción - Chile
18:00 Sessão de encerramento   Closing session

Assunção Flores

Professora Doutora Assunção Flores

Maria Assunção Flores, professora Associada com Agregação na Universidade do Minho, doutorou-se em Educação na Universidade de Nottingham, Reino Unido, tendo sido Professora Convidada na Universidade de Cambridge, em 2008/2009, e na Universidade de Glasgow, em 2016/2017, no âmbito da Licença Sabática. É coordenadora do grupo de investigação “Contextos, quotidianos e bem-estar da criança” no Centro de Investigação da Criança (CIEC) na Universidade do Minho do qual faz parte como membro integrado. É membro de várias associações científicas e pertence ao corpo editorial de várias revistas internacionais. É diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice e co-diretora da revista European Journal of Teacher Education, duas das mais prestigiadas neste domínio. Atualmente, é presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), tendo presidido à direção do International Council on Education for Teaching (ICET), com sede nos EUA, entre 2011 e 2015. É ainda coordenadora e membro fundador da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (Estreiadiálogos) (www.estreiadialogos.com).

As suas áreas de investigação incluem formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, currículo, avaliação e ensino superior. Tem mais de 200 publicações nestes domínios, incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Tem sido convidada para palestras e conferências no país mas sobretudo no estrangeiro. Coordenou vários projetos de investigação, sendo os mais recentes “Os professores e o exercício da Liderança” e “Avaliação no Ensino Superior”, ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Em 2008/09, foi Professora Convidada na Universidade de Cambridge e, em 2015/2016, esteve na Universidade de Glasgow, Escócia, onde continua a colaborar em projetos de investigação e outras iniciativas. Tem colaborado regularmente em conceituadas revistas científicas internacionais como editora associada, consultora e autora.


Professor Mª Assunção Flores Maria Assunção Flores is Associate Professor (aggregation) at the University of Minho with a PhD in Education from the Nottingham University, United Kingdom, having been a visiting scholar at Cambridge University in 2008/2009 and at Glasgow University within the scope of a sabbatical leave.

She coordinates the research group “Contexts, quotidian and well-being of the child” at the Center for Childhood Investigation (CIEC) at the University of Minho to which she belongs as a full time member. She is a member of several scientific associations and belongs to the editorial board of several international journals. She is executive director of the journal Teachers and Teaching Theory and Practice and co-director of the European Journal of Teacher Education two of the most renowned journals in the area. She is currently president of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), having chaired the board of the International Council on Education for Teaching (ICET), based in the USA between 2011 and 2015. She is also coordinator and founding member of the International Network for Collaborative Action Research (Estreiadiálogos) (www.estreiadialogos.com).

Her areas of investigation include teacher training and professional development, teacher’s professionalism and professional identity, curriculum, evaluation and higher education. She has over 200 publications in the area including books, book chapters and papers in national and international journals. She has been invited to several conferences both at home and abroad.

In 2008/09 she was visiting scholar at Cambridge University and in 2015/26 she visited Glasgow University, Scotland where she still cooperates in research projects and other initiatives. She is a frequent collaborator of the best scientific press not only as an author but also as editor or consultant.

 

Juan Gavilán

Professor Doutor Juan Fc Gavilán

Juan Francisco Gavilán Escalona, biólogo de formação, é doutorado em Ciências Ambientais na área de Genética Molecular. Professor Associado do departamento de Biologia Celular da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Concépcíon – Chile (UdeC), da qual integra o corpo docente desde 1982.

Na sua carreira destacam-se, além de intensa atividade letiva, a participação em diversos projetos na área da educação destacando: “Primer paso para ser profesional: Plan de acción para ser un mechón exitoso”, orientado para a diminuição do insucesso escolar no ingresso do ensino superior, de que é membro da equipa executiva; entre 2012 e 2014 foi investigador do projeto “Teorías implícitas que subyacen a los conceptos de ciencia/científico y aprendizaje de las ciencias en estudiantes secundarios: aproximación al análisis desde los niveles de competencia científica y diferencias de género”, financiado pelo Centro de Investigação Avançada em Educação do Ministério de Educação do Chile orientado para desenvolver estratégias de estimulação de interesse pela ciência em estudantes do ensino secundário. A partir de 2015 participa no projeto “Red de Instituciones para el Mejoramiento de la Enseñanza Teórico-Práctica de las Ciencias Biológicas en la Educación Media”, conjuntamente com a fundação Allende-Connely entre outas instituições.

A nível internacional colabora desde 2011 em diversos projetos com o Instituto Federal Rio-Grandense, Brasil, de que é professor convidado desde 2013, colaboração de que resultou a criação de um mestrado profissionalizante no Ensino das Ciências Experimentais a ser presente à UdeC.

Orientou várias ações de formação na área da didática como: Diplomado en Docencia para la Educación Superior. É desde 2011 membro do comité editorial da revista EDUCAR+.

Foi Chefe de Carreira de Pedagogia em Ciência Naturais e Biologia entre 2002 e 2013. É Secretário académico da UdeC desde 2014, cargo que ocupa atualmente e no qual coordenou a reestruturação de 16 cursos na área da biologia (6 dos quais já em funcionamento). Coordena ainda desde 2014 a Comissão de Redesenho e Elaboração do perfil de Egresso da Carreira de Bioengenharia.


Juan Francisco Gavilán Escalona is a trained biologist and holds a PhD in Environmental Sciences in the area of Molecular Genetics. Currently he is Associate Professor of the Department of Cellular Biology of the University de Concépcíon – Chile (UdeC), of whose academic staff he joined in 1982.

In his career, apart from a heavy lecturing activity, a special reference needs to me made to the participation in several action projects oriented towards educational concerns such as; “Primer paso para ser profesional: Plan de acción para ser un mechón exitoso”, aimed at reducing academic failure when attempting to reach higher education, of which he is a member of the executive team; between 2012 and 2014 he was a researcher of the project “Teorías implícitas que subyacen a los conceptos de ciencia/científico y aprendizaje de las ciencias en estudiantes secundarios: aproximación al análisis desde los niveles de competencia científica y diferencias de género”, financed by the Center of Advanced Research of the Chilean Board of Education to develop strategies for stimulating interest in science in secondary education, or from 2015 onwards he has participated in the project “Red de Instituciones para el Mejoramiento de la Enseñanza Teórico-Práctica de las Ciencias Biológicas en la Educación Media” jointly with Foundation Allende-Connely among other institutions.

Internationally he has cooperated with other higher education institutions mainly with the Federal Institute of South Rio Grande (IFSul) of which he is a visiting lecturer since 2013. An outcome of this collaboration was the creation of a professional Master’s degree in Teaching Experimental Sciences to be presented at UdeC.

He also oriented several workshops in the areas of pedagogy such as “Diplomado en Docencia para la Educación Superior”.

Since 2014, he is a member of the Editorial Board of Magazine EDUCAR+.

He was Pedagogy Head of Career in Natural Sciences and Biology between 2002 and 2013.

He is Academic Secretary of UdeC, since 2014, position which he currently holds and in which he has coordinated the restructuring of 16 degrees in the area of biology (6 of which already in place). From 2016 to the present day, he also coordinates the Committee for Restructuring and Elaboration of the Egress Profile for the Career in Bioengineering.