Em 2018, Seldon e Abidoye alertaram para a revolução iminente da Inteligência Artificial (IA) e chamaram a atenção de todos os educadores, professores e investigadores do mundo para o que os esperava. Enquanto muitas áreas, como a medicina, os transportes ou a atividade militar, já tinham aplicado a IA de forma extensiva, a educação era um domínio ainda negligenciado. De acordo com Seldon e Abidoye (2018), a educação tem sido a Cinderela no contexto da história da IA – amplamente negligenciada pela literatura, pelos governos, pelas empresas e pelas instituições de ensino em todo o mundo. Segundo os autores, essa situação precisa mudar urgentemente, pois a IA tem o potencial de se tornar tanto a Princesa Encantada quanto as Irmãs Feias da educação (p. 3). Neste sentido, prevê-se que esta revolução, baseada no modelo da IA, venha a remodelar o paradigma educativo (Holmes & Porayska-Pomsta, 2022; Khan, 2024). Este novo modelo poderá facilitar a transição digital e influenciar (positivamente) a educação e a inovação pedagógica. No entanto, ao longo destes seis anos, a IA continuou a ser amplamente discutida, com alguns a reconhecerem os benefícios da IA, aplaudindo a introdução de assistentes virtuais (chatbots) na educação, como o ChatGPT (Sidorkin, 2024), e outros a alertarem para as potenciais ameaças inerentes ao uso da AI (Harsbist, 2023). Decorrente do seu programa “Shaping Europe's Digital Future”, a União Europeia (UE) criou uma lei da IA que foi acordada em dezembro de 2023 pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da EU (European Commission, 2023). Esta lei pretende desempenhar um papel regulador dos riscos da IA, propondo uma abordagem baseada no risco. As atividades de alto risco incluem a formação educacional e profissional, que têm potencial para influenciar o acesso à educação e à formação profissional de forma desigual. Estas atividades podem também abranger ações de aplicação da lei que ameaçam condicionar direitos fundamentais dos indivíduos.
Enquanto investigadores, educadores, professores ou decisores educativos, cabe-nos refletir sobre a relevância e impacto efetivo da IA na educação e sobre a(s) forma(s) como poderá constituir-se em significativos contributos para o futuro da aprendizagem e do ensino.
Especificamente, a área da formação para e na docência deve compreender plenamente os benefícios e as ameaças da IA, para que os futuros e atuais educadores e professores estejam mais conscientes, mais bem preparados e informados para enfrentar os desafios do mundo digital, nomeadamente a IA. Por conseguinte, o nosso principal objetivo é trazer para o debate a realidade da IA na educação, já omnipresente e transformadora, aumentando a consciência crítica, relacional e ética dos futuros e atuais educadores, professores, investigadores e restantes intervenientes no domínio da educação relativamente a esta temática.
O nosso compromisso mantém-se inabalável à medida que entramos na 9.ª edição do Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’25), uma conferência de renome nacional e internacional. Estamos empenhados em explorar a realidade da revolução da IA e as suas potenciais influências e implicações na educação. Além disso, continuamos a ser fiéis aos nossos principais objetivos:
São muito bem-vindos a Bragança, presencialmente!
A Comissão Organizadora do INCTE'25.
Referências:
European Commission (2023). Shaping Europe's digital future – AI act. https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/regulatory-framework-ai
Harbist, S. M. (2023). The AI threat: Examining the risks and challenges of the AI revolution. Independently published.
Holmes, W. & Porayska-Pomsta, K. (Eds.) (2022). The ethics of artificial intelligence in education practices, Challenges, and Debates. Routledge.
Khan, S. (2024). Brave New Words: how AI will revolutionize education (and why that’s a good thing). Allen Lane.
Seldon, A. & Abidoye, O. (2018). The fourth revolution. Will artificial intelligence liberate or infantilise humanity. University of Buckingham Press.
Sidorkin, A. M. (2024). Embracing chatbots in higher education: The use of artificial intelligence in teaching, administration, and scholarship. Routledge, Taylor & Francis.
O tema do INCTE'25, “Inteligência artificial na educação: consciências críticas, relacionais e éticas”, serve de catalisador para o envolvimento entre educadores, professores, formadores de formadores e investigadores para explorar novas formas de educar. Incentiva-nos ainda a abraçar a pluralidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento de um pensamento crítico e informado, desafiando-nos a ser flexíveis e adaptáveis a novas realidades em situações incertas e cenários instáveis.
Por todos estes desafios, convidamos todos os interessados a contribuir para a discussão destes temas, tão atuais e relevantes no mundo em que vivemos. A vossa valiosa participação é não só muito bem-vinda como fundamental para o sucesso deste evento.
Os artigos a submeter devem cumprir obrigatoriamente o template e as indicações que se seguem. Se o template e as indicações não forem respeitadas, os textos não serão aceites nem publicados.
Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação dos editores convidados, sujeitos a uma revisão cega por pares.
Línguas de submissão dos textos: português, inglês e espanhol
Nas caixas seguintes encontra ligações para os livros de atas e de resumos das edições anteriores do INCTE
O I Encontro Internacional Formação para a Docência - Desafios e Perspetivas apresenta os seguintes objetivos: – Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; – Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; – Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; – Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições;" – Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento.
Atas INCTE'16 →O II Encontro Internacional de Formação na Docência apresenta os seguintes objetivos: problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; debater propostas didáticas inovadoras na formação para a docência; refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento.
Atas INCTE'17 →O III Encontro Internacional de Formação na Docência apresenta os seguintes objetivos: problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; debater propostas didáticas inovadoras na formação para a docência; refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento.
Atas INCTE'18 →O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) tem, para a sua quarta edição, seis objectivos que exigem aos seus participantes paixão, crítica racional e criatividade. A paixão dá o ânimo para a persistência na procura teórica e metodológica das melhores questões e das melhores respostas aos problemas.
Atas INCTE'19 →O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) tem, para a sua quinta edição, seis objetivos que exigem aos seus participantes paixão, crítica racional e criatividade.
Atas INCTE'20 →É indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certamente, desafiantes.
Atas INCTE'22 →As questões políticas, económicas e sociais, cada vez mais interdependentes, fazem com que uma variação numa delas tenha vibrações nas restantes. O desenvolvimento tecnológico constitui outra das áreas que tem despoletado alguns desafios na vivência societal mas, ao mesmo tempo, se tem constituído como uma oportunidade de interação científica, cultural, social e de abertura à criatividade e à inovação.
Atas INCTE'23 →