INCTE'25

2 e 3 de maio Bragança, Portugal
Encontro Internacional de Formação na Docência
9.ª
Edição
2
Dias
2
Palestras
100+
Artigos

Sobre o INCTE'25

Inteligência artificial em educação: consciências críticas, relacionais e éticas

Em 2018, Seldon e Abidoye alertaram para a revolução iminente da Inteligência Artificial (IA) e chamaram a atenção de todos os educadores, professores e investigadores do mundo para o que os esperava. Enquanto muitas áreas, como a medicina, os transportes ou a atividade militar, já tinham aplicado a IA de forma extensiva, a educação era um domínio ainda negligenciado. De acordo com Seldon e Abidoye (2018), a educação tem sido a Cinderela no contexto da história da IA – amplamente negligenciada pela literatura, pelos governos, pelas empresas e pelas instituições de ensino em todo o mundo. Segundo os autores, essa situação precisa mudar urgentemente, pois a IA tem o potencial de se tornar tanto a Princesa Encantada quanto as Irmãs Feias da educação (p. 3). Neste sentido, prevê-se que esta revolução, baseada no modelo da IA, venha a remodelar o paradigma educativo (Holmes & Porayska-Pomsta, 2022; Khan, 2024). Este novo modelo poderá facilitar a transição digital e influenciar (positivamente) a educação e a inovação pedagógica. No entanto, ao longo destes seis anos, a IA continuou a ser amplamente discutida, com alguns a reconhecerem os benefícios da IA, aplaudindo a introdução de assistentes virtuais (chatbots) na educação, como o ChatGPT (Sidorkin, 2024), e outros a alertarem para as potenciais ameaças inerentes ao uso da AI (Harsbist, 2023). Decorrente do seu programa “Shaping Europe's Digital Future”, a União Europeia (UE) criou uma lei da IA que foi acordada em dezembro de 2023 pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da EU (European Commission, 2023). Esta lei pretende desempenhar um papel regulador dos riscos da IA, propondo uma abordagem baseada no risco. As atividades de alto risco incluem a formação educacional e profissional, que têm potencial para influenciar o acesso à educação e à formação profissional de forma desigual. Estas atividades podem também abranger ações de aplicação da lei que ameaçam condicionar direitos fundamentais dos indivíduos.

Enquanto investigadores, educadores, professores ou decisores educativos, cabe-nos refletir sobre a relevância e impacto efetivo da IA na educação e sobre a(s) forma(s) como poderá constituir-se em significativos contributos para o futuro da aprendizagem e do ensino.

Especificamente, a área da formação para e na docência deve compreender plenamente os benefícios e as ameaças da IA, para que os futuros e atuais educadores e professores estejam mais conscientes, mais bem preparados e informados para enfrentar os desafios do mundo digital, nomeadamente a IA. Por conseguinte, o nosso principal objetivo é trazer para o debate a realidade da IA na educação, já omnipresente e transformadora, aumentando a consciência crítica, relacional e ética dos futuros e atuais educadores, professores, investigadores e restantes intervenientes no domínio da educação relativamente a esta temática.

O nosso compromisso mantém-se inabalável à medida que entramos na 9.ª edição do Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’25), uma conferência de renome nacional e internacional. Estamos empenhados em explorar a realidade da revolução da IA e as suas potenciais influências e implicações na educação. Além disso, continuamos a ser fiéis aos nossos principais objetivos:

  • Problematizar as estruturas curriculares da formação de educadores e professores;
  • Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação de professores;
  • Refletir sobre as práticas de formação em diferentes contextos;
  • Analisar o contributo da formação para a dinamização das instituições;
  • Promover o diálogo entre os diferentes atores da formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento;
  • Debater as práticas de formação no ensino superior.

São muito bem-vindos a Bragança, presencialmente!

A Comissão Organizadora do INCTE'25.

Referências:

European Commission (2023). Shaping Europe's digital future – AI act. https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/regulatory-framework-ai

Harbist, S. M. (2023). The AI threat: Examining the risks and challenges of the AI revolution. Independently published.

Holmes, W. & Porayska-Pomsta, K. (Eds.) (2022). The ethics of artificial intelligence in education practices, Challenges, and Debates. Routledge.

Khan, S. (2024). Brave New Words: how AI will revolutionize education (and why that’s a good thing). Allen Lane.

Seldon, A. & Abidoye, O. (2018). The fourth revolution. Will artificial intelligence liberate or infantilise humanity. University of Buckingham Press.

Sidorkin, A. M. (2024). Embracing chatbots in higher education: The use of artificial intelligence in teaching, administration, and scholarship. Routledge, Taylor & Francis.

Chamada de artigos

O tema do INCTE'25, “Inteligência artificial na educação: consciências críticas, relacionais e éticas”, serve de catalisador para o envolvimento entre educadores, professores, formadores de formadores e investigadores para explorar novas formas de educar. Incentiva-nos ainda a abraçar a pluralidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento de um pensamento crítico e informado, desafiando-nos a ser flexíveis e adaptáveis a novas realidades em situações incertas e cenários instáveis.

Por todos estes desafios, convidamos todos os interessados a contribuir para a discussão destes temas, tão atuais e relevantes no mundo em que vivemos. A vossa valiosa participação é não só muito bem-vinda como fundamental para o sucesso deste evento.

Prazos

13 jan

submissão de artigos

17 fev

notificação aos autores após o processo de revisão

17 mar

submissão da versão revista dos textos

31 mar

notificação aos autores da aceitação dos textos

17 fev - 07 abr

inscrição e pagamento

08 abr - 21 abr

inscrição com pagamento agravado

30 abr

Publicação provisória do livro de atas do INCTE’25

02 mai - 03 mai

INCTE'25

12 mai

Publicação definitiva do livro de atas do INCTE’25

Normas

Os artigos a submeter devem cumprir obrigatoriamente o template e as indicações que se seguem. Se o template e as indicações não forem respeitadas, os textos não serão aceites nem publicados.

  • As submissões devem ser textos inéditos, não editados ou apresentados em quaisquer outras publicações.
  • Os títulos e os resumos dos artigos devem ser apresentados em duas línguas, sendo uma delas o inglês.
  • Os artigos devem cumprir o limite de 6 páginas, no máximo, incluindo resumo, ilustrações, gráficos, mapas, tabelas e referências bibliográficas.
  • Os artigos não podem ter qualquer nota de rodapé, bem como qualquer tipo de anexos.
  • Os textos devem seguir, obrigatoriamente, as normas de formatação do templatePT_artigo_incte25 (português/word) / templateESP_artículo_incte25 (espanhol/word) / templateEN_paper_incte25 (english/word). O modelo deve ser descarregado e deve ser usado para trabalhar diretamente sobre o ficheiro.
  • No caso destas normas não serem respeitadas, os textos não serão publicados.

A submissão dos textos (artigos) deverá ser feita eletronicamente através do sistema EasyChair, a partir do endereço https://easychair.org/conferences/?conf=incte2025, até ao dia 13 de janeiro de 2025.

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação dos editores convidados, sujeitos a uma revisão cega por pares.

Línguas de submissão dos textos: português, inglês e espanhol

Oradores Convidados

O INCTE'25 convidou dois oradores para a sessão plenária.
Wayne Holmes
University College London
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Rui Pedro Lopes
Instituto Politécnico de Bragança
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Comissões

Comissão Organizadora

  • Ana Raquel Prada
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Cristina Mesquita
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Elisabete Mendes Silva
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Jacinta Costa
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Luís Castanheira
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)

Comissão Organizadora

  • Manuel Vara Pires
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Maria da Conceição Martins
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Paula Vaz
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Rui Pedro Lopes
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)

Comissão Científica

  • Adorinda Gonçalves
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Alessandra Straniero
    ( University di Calábria, Itália)
  • Alexia Dotras Bravo
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Amélia Marchão
    (Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal)
  • Ana Claudia Loureiro
    ( Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Ana Garcia Valcárcel
    (Universidad de Salamanca, Espanha)
  • Ana Lúcia Pinto
    ( Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Ana Paula Florêncio Aires
    (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
  • Ana Paula Laborinho
    (Fundación Euroamérica, Portugal)
  • Ana Paula Martins
    (Universidade do Minho, Portugal)
  • Ana Raquel Prada
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • António Carlos Cortez
    ( Universidade do Minho, Portugal)
  • António Domingos
    ( Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
  • António Guerreiro
    (Universidade do Algarve, Portugal)
  • António Nóvoa
    (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • António Vasconcelos
    (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal)
  • Ariana Cosme
    (Universidade do Porto, Portugal)
  • Carla Araújo
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Carla Guerreiro
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Carlos Neto
    (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Carlos Silva
    (Universidade do Minho, Portugal)
  • Carlos Teixeira
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Catarina Vasques
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Chee Hoo Lum
    (National Institute of Education, Nanyang Technological University, Singapura)
  • Christine Pascal
    (Centre for Research in Early Childhood, Birmingham, Reino Unido)
  • Cláudia Martins
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Cristina Martins
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Cristina Mesquita
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Daniela Gonçalves
    (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti)
  • Delmina Pires
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Domingos Fernandes
    (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Eduardo Lopes
    (Universidade de Évora, Portugal)
  • Elisabete Mendes Silva
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Elza Mesquita
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Evangelina Bonifácio
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Feliciano Veiga
    (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Fernando Martins
    (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
  • Flávia Vieira
    (Universidade do Minho, Portugal)
  • Gabriela Portugal
    (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Gianina Ana-Massari
    (Universitatea Alexandru Ioan Cuza Din Iasi, Roménia)
  • Graça Santos
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Helena Rocha
    (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
  • Henrique Teixeira-Gil
    (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
  • Ilda Ribeiro
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Isabel Cabrita
    (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Isabel Chumbo
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Isabel Mociño-González
    (Universidad de Vigo, Espanha)
  • Isabel Vale
    (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal)
  • Isolina Oliveira
    (Universidade Aberta, Portugal)
  • Jacinta Costa
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Joaquim Machado
    (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
  • Jorge Garcês Ferrer
    (Universidad de València, Espanha)
  • Jorge Ramos do Ó
    (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • José Manuel Cardoso Belo
    (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
  • Juan R. Coca
    (Universidad de Valladolid, Espanha)
  • Juan-Carlos Hernández Beltrán
    (Universidad de Salamanca, Espanha)
  • Júlia Oliveira-Formosinho
    (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
  • Ledia Kashahu
    (Aleksandër Moisiu University of Durrës, Albânia)
  • Leoncio Vega-Gil
    (Universidad de Salamanca, Espanha)
  • Letizia Cinganotto
    (National Institute for Documentation, Innovation, Educational Research, Itália)
  • Lídia Machado dos Santos
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)

Comissão Científica

  • Lídia Sanz Molina
    (Universidad de Valladolid, Espanha)
  • Lina Fonseca
    (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal)
  • Lourdes Montero
    (Universidad de Santiago de Compostela, Espanha)
  • Lucía Casal de la Fuente
    (Universidad de Vigo, Espanha)
  • Luciana Cabral Pereira
    (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
  • Luís Barbeiro
    (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
  • Luís Castanheira
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Luís Sebastião
    (Universidade de Évora, Portugal)
  • Luisa Panichi
    (Università di Pisa, Itália)
  • Maja Ljubetic
    (University of Split, Croacia)
  • Manuel Meirinhos
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Manuel Vara Pires
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Maria Antonia Mezquita-Fernández
    (Universidad de Valladolid, Espanha)
  • Maria Assunção Flores
    (Universidade do Minho, Portugal)
  • Maria da Conceição Martins
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Maria do Céu Ribeiro
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Maria do Céu Roldão
    (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
  • María Dolores Alonso-Cortés
    (Universidad de León, Espanha)
  • Maria Figueiredo
    (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Maria Isabel Castro
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Maria José Rodrigues
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Maria Raquel Patrício
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Marília Castro Cid
    (Universidade de Évora, Portugal)
  • Mário Cardoso
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Mark Daubney
    (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
  • Marta Saracho Aranaíz
    (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)
  • Mercedes López-Aguado
    (Universidad de León, Espanha)
  • Michiel Heijnen
    (Marnix Academie Utrecht, Países Baixos)
  • Miguel Angél Santos Guerra
    (Universidad de Málaga, Espanha)
  • Miguel Ribeiro
    (UniCamp, Brasil)
  • Nélia Amado
    (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Nelson Zagalo
    (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Neusa Branco
    (Instituto Politécnico de Santarém, Portugal)
  • Nuno Paula Santos
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Olga Santos
    (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
  • Paula Maria Barros
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Paula Vaz
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Paulo Afonso
    (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
  • Pedro Mucharreira
    (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Pedro Tadeu
    (Instituto Politécnico da Guarda, Portugal)
  • Pilar Gútiez Cuevas
    (Instituto Politécnico da Guarda, Portugal)
  • Rafaela Camargo Maia
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil)
  • Rosa Novo
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Rui Pedro Lopes
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Rui Trindade
    (Universidade do Porto)
  • Rui Vieira
    (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Sandie Mourão
    (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
  • Sandra Regina Soares
    (Universidade Estadual da Bahia, Portugal)
  • Sandra Regina Siares
    (Universidade Estadual da Bahia, Portugal)
  • Sani Rutz da Silva
    (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil)
  • Sara Barros Araújo
    (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)
  • Sofia Bergano
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Sónia Galinha
    (Instituto Politécnico de Santarém, Portugal)
  • Susana Carreira
    (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Susana Colaço
    (Instituto Politécnico de Santarém, Portugal)
  • Susana Gómez Redondo
    (Universidad de Valladolid, Espanha)
  • Susana Peralta
    (Nova School of Busisness and Economics, Portugal)
  • Tony Bertram
    (University of Birmingham, CREC, Reino Unido)
  • Vanessa Delgado Benito
    (Universidad de Burgos, Espanha)
  • Victoria Stratan
    (Ion Creangă State Pedagogical University of Chisinau, Moldávia)
  • Vitor Gonçalves
    (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)

Edições Anteriores

Publicações

Nas caixas seguintes encontra ligações para os livros de atas e de resumos das edições anteriores do INCTE

INCTE'16

O I Encontro Internacional Formação para a Docência - Desafios e Perspetivas apresenta os seguintes objetivos: – Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; – Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; – Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; – Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições;" – Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento.

Atas INCTE'16 →
Resumos INCTE'16 →
INCTE'17

O II Encontro Internacional de Formação na Docência apresenta os seguintes objetivos: problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; debater propostas didáticas inovadoras na formação para a docência; refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento.

Atas INCTE'17 →
Resumos INCTE'17 →
INCTE'18

O III Encontro Internacional de Formação na Docência apresenta os seguintes objetivos: problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; debater propostas didáticas inovadoras na formação para a docência; refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento.

Atas INCTE'18 →
Resumos INCTE'18 →
INCTE'19

O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) tem, para a sua quarta edição, seis objectivos que exigem aos seus participantes paixão, crítica racional e criatividade. A paixão dá o ânimo para a persistência na procura teórica e metodológica das melhores questões e das melhores respostas aos problemas.

Atas INCTE'19 →
Resumos INCTE'19 →
INCTE'20

O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) tem, para a sua quinta edição, seis objetivos que exigem aos seus participantes paixão, crítica racional e criatividade.

Atas INCTE'20 →
Resumos INCTE'20 →
INCTE'22

É indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certamente, desafiantes.

Atas INCTE'22 →
Resumos INCTE'22 →
INCTE'23

As questões políticas, económicas e sociais, cada vez mais interdependentes, fazem com que uma variação numa delas tenha vibrações nas restantes. O desenvolvimento tecnológico constitui outra das áreas que tem despoletado alguns desafios na vivência societal mas, ao mesmo tempo, se tem constituído como uma oportunidade de interação científica, cultural, social e de abertura à criatividade e à inovação.

Atas INCTE'23 →
Resumos INCTE'23 →

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